Eu sou da corrente do bem.

Eu sou da corrente do bem.

quinta-feira, 24 de março de 2011

muito obrigado a Içami Tibapelos estudos que tanto nos ajudam www.tiba.com.br.

I�ami Tiba fala sobre a dif�cil arte de educar os filhos

Ve�culo: Folha de Londrina
Data: 28/09/2008
Cidade: Londrina
Coluna: Opini�o
Jornalista: Paula Costa Bonini

Psiquiatra e educador I�ami Tiba d� orienta��o aos pais sobre como agir na forma��o dos filhos e sentencia: palmada n�o resolve

Para o educador, os pais n�o t�m conhecimento necess�rio para educar os filhos, recorrendo a erros como falta de imposi��o de limites e superprote��o

Mesmo diante da gama de informa��es dispon�veis os pais do s�culo 21 ainda encontram dificuldades na miss�o de educar. Para reverter esta realidade, � necess�rio que todos os envolvidos na educa��o - como pais e professores - busquem formas de amenizar os problemas decorrentes da nova din�mica familiar e da mudan�a de valores.

Seguindo a linha de ''quem ama, educa'', o psiquiatra e educador I�ami Tiba, autor de 22 livros, faz um alerta em entrevista � Folha de Londrina: os pais n�o t�m o conhecimento necess�rio para educar os filhos, recorrendo a erros como falta de imposi��o de limites e superprote��o.

Muitos pais evitam o sofrimento e a frustra��o do filho, acreditando que favorecem a forma��o deles. Que preju�zo isso pode acarretar no futuro?

Se a gente faz pelo filho o que ele tem que fazer, estamos deixando-o 'aleijado', e no futuro ele n�o vai render o quanto poderia. Esse filho pode se tornar uma pessoa sem iniciativa que, al�m de ficar esperando que os outros fa�am as coisas por ele, tamb�m quer mandar. Os pais devem se tornar educadores, fazendo do filho um cidad�o �tico e n�o uma pessoa mimada e dependente.

� poss�vel reverter uma situa��o dessas na adolesc�ncia?

Desde que os pais retomem a posi��o de autoridade, preocupando-se em n�o dar ao filho o que ele n�o tem compet�ncia de fazer. Se n�o for severo e n�o cortar as folgas do filho, ele se acostuma a ser um bebez�o adolescente e l� fora a vida n�o � assim.

Castigo resolve?

Eles t�m que arcar com as conseq��ncias: sujou tem que limpar, tirou brinquedo do lugar tem que guardar. O que n�o adianta � dar umas palmadas, pois depois o filho adolescente bate no pai, que tem vergonha de dizer isso aos outros. Muitos pais est�o apanhando moralmente do filho, porque eles deixaram a tirania crescer e n�o tiveram a autoridade suficiente para educar.

Devido � correria da vida profissional, os pais t�m ficado pouco com os filhos. Como isso pode interferir na educa��o das crian�as?

Os pais que d�o computador ao filho e reclamam que n�o t�m tempo, est�o com um p� no 'jur�ssico', acreditando que precisam estar fisicamente presentes para educarem os filhos. Se deram o computador, devem aprender a entrar no Orkut, a fim de conhecer todos os amigos do filho. � preciso compartilhar da vida do filho. Por exemplo: se ele tiver prova no final do m�s, os pais t�m que cobrar se o filho estudou e pedir que envie � eles um torpedo de poucas linhas, com suas palavras, sobre o assunto da prova. Eles n�o precisam ficar juntos do filho para ver se ele, de fato, estudou. Dependendo do uso que se faz, o computador pode ser ben�fico na rela��o entre pais e filhos. � poss�vel conciliar a vida profissional com o papel de pai e m�e.

E o papel da escola, como fica?

Se os pais acompanharem a vida escolar do filho, melhor ser� o estudante. O grande erro � o fato de muitos pais soltarem a educa��o em casa, achando que a escola vai educar. A crian�a educada em casa aproveita melhor a escola. J� os educadores precisam orientar os pais, que, muitas vezes, s�o contra a escola. Mas como eles podem ser contr�rios � escola que ensina o filho deles? Tem pais que querem mudar o mundo para que o filho seja do jeito que �, mas o mundo n�o vai mudar. � a pessoa que tem de se adaptar ao mundo. Na escola tamb�m tem que haver regras, por isso se fala em disciplina, em cidadania escolar. � preciso que escola e fam�lia eduquem junto � crian�a, o que chamamos de educa��o a seis m�os.

� poss�vel estabelecer uma rela��o de amizade e respeito entre pais e filhos?

Esse neg�cio de amizade � algo muito falso. Dizer que os pais s�o os melhores amigos do filho � mentira, pois eles n�o saem juntos para as baladas, n�o fumam maconha e n�o ficam 'segurando vela' para o filho sair com uma garota. Pais e filhos devem ser companheiros, devem compartilhar e dividir coisas que n�o se faz com ningu�m. Amigo � amigo. N�o tem essa dos pais serem amigos dos filhos, tem que ser companheiro.

O senhor tocou no assunto de fumar maconha, dilema para muitos pais de adolescentes. Na sua opini�o, qual deve ser a atitude dos pais quando percebem que o filho est� usando algum tipo de droga?

Tem que reprimir. N�o tem essa hist�ria de eu quero experimentar para ver o que �. Ent�o por que n�o experimenta usar a roleta russa do rev�lver? Se o filho usar e os pais perceberem, cabe a eles controlarem para que ele n�o volte a usar. Se for preciso, fazer at� exames no filho para verificar se, realmente, n�o est� mais utilizando. N�o tem essa de dizer ao filho: voc� n�o vai fumar porque eu n�o quero. Tem que justificar as raz�es, n�o utilizando preconceito e autoritarismo, mas sim conhecimento. E isso serve para outras situa��es tamb�m, os pais nunca devem dizer: fa�a isso porque estamos mandando e pronto, pois cada norma necessita de uma explica��o.

Para finalizar, que recado o senhor deixaria aos pais e educadores do s�culo 21?

O maior problema dos pais de hoje � que eles n�o t�m o conhecimento necess�rio para educar os filhos. Por isso, meu conselho �: estudem. T�m mat�rias sobre educa��o nos jornais, livros. Aos educadores, digo que tem que se atualizar sempre, pois teorias existem muitas, sendo algumas at� obsoletas. Ou a pessoa se atualiza ou vai continuar funcionando como profissional do passado com jovens do presente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário